Jornal Trombeta - Jornal Verdade.

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Barueri

Barueri alerta que os cuidados contra a febre maculosa devem ser constantes

Até agora, Barueri não registra casos, mas orienta a população a permanecer vigilante e buscar atendimento imediato em caso de sintomas.

Jornal Trombeta
Por Jornal Trombeta
Barueri alerta que os cuidados contra a febre maculosa devem ser constantes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Semana de Mobilização contra a Febre Maculosa Brasileira, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, teve como foco conscientizar a população da Região Metropolitana de São Paulo sobre os riscos e formas de prevenção da doença. Transmitida por alguns tipos de carrapatos, principalmente o carrapato-amarelo (Amblyomma aureolatum), encontrado em áreas de mata, a febre maculosa é uma enfermidade grave, que pode evoluir rapidamente quando não tratada.  

Ao contrário do que se pensa, a transmissão na região não está diretamente associada às capivaras. Cães e gatos que circulam por áreas de vegetação podem carregar o parasita, aumentando o risco de contágio, inclusive em ambientes urbanos.  

A Prefeitura de Barueri, por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), reforça que os cuidados devem ser constantes. A atenção deve ser redobrada principalmente em regiões com mata nativa, onde há maior possibilidade de circulação de carrapatos.  

Leia Também:


Sobre a febre maculosa

A febre maculosa pode se manifestar entre dois e 15 dias após o contato, com sintomas como febre alta, dor de cabeça e dores musculares. Nesses casos, a recomendação é procurar imediatamente atendimento médico, informando qualquer histórico de exposição em áreas de risco.  

Medidas de prevenção

  • O DTCZ orienta a população a adotar práticas simples, mas eficazes para reduzir o risco de contágio:  
  • Evitar levar cães e gatos a áreas de mata;
  • Utilizar calças compridas, botas e roupas claras em locais com vegetação densa;  
  • Após atividades ao ar livre, inspecionar o corpo cuidadosamente e retirar carrapatos com pinça, evitando esmagá-los. 
  • Caso algum carrapato seja encontrado em animais, pessoas ou no ambiente, a orientação é colocá-lo em um frasco com álcool 70% e levá-lo ao Departamento de Zoonoses para análise.  

Situação em Barueri 
Até o momento, Barueri não registra casos de febre maculosa, mas a Secretaria de Saúde reforça que todo cuidado é essencial para proteger a população. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos com o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses pelo telefone (11) 4198-5679 ou pessoalmente na Rua Anhanguera, 200, na Vila São Francisco. 

FONTE/CRÉDITOS: portal.barueri.sp.gov.br
Comentários:
Jornal Trombeta

Publicado por:

Jornal Trombeta

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!